Laudir cobra alteração no cálculo da taxa do lixo ou isenção para população

Laudir cobra alteração no cálculo da taxa do lixo ou isenção para população

Na retomada dos trabalhos na Câmara Municipal de Dourados, nesta segunda-feira (8), o vereador Laudir Munaretto (MDB) cobrou a isenção da taxa do lixo para a população. O documento apresentado foi encaminhado ao Executivo Municipal.

Na 23ª Sessão Ordinária, o parlamentar solicita a alteração na fórmula para cálculo do lançamento e a alteração na forma de recolhimento da taxa do lixo, e na negativa da solicitação, que a prefeitura isente o contribuinte da taxa, custeando 100% do serviço.

O intuito é buscar uma maneira de rever a fórmula para o cálculo da cobrança, que é feita pelo rateio global dos custos da coleta e dividida entre os contribuintes. No entanto, o vereador aponta que a população deveria pagar o tributo de acordo com a quantidade de lixo produzida, seja ela aferida com exatidão ou estimável.

Outro ponto destacado pelo vereador é em relação a cobrança da taxa em terrenos baldios, visto que não se pode cogitar que o serviço público de coleta, transporte e destinação de lixo seja prestado para imóveis não edificados.

“Sabemos que os imóveis não edificados não produzem resíduos objetos de coleta, remoção e destinação, por isso, é plausível considerar que o Município não está prestando efetivamente ou colocando à disposição serviço público específico, que considere a cobrança de tributo”, afirmou Laudir.

Na indicação, o vereador emedebista ainda cita que o recolhimento seja feito no mesmo talonário do IPTU, atendendo o princípio da Economicidade na Administração Pública e evitando que o contribuinte esqueça da obrigação de pagar e evitando a cobrança de multas por inadimplência.

Para o vereador Laudir, “a revogação da cobrança da taxa de lixo pretendida se faz necessária tendo em vista que o mencionado serviço público deve ser custeado pelas receitas dos impostos já existentes, sendo medida de proteção fiscal”.

O documento foi endereçado ao prefeito Alan Guedes, ao secretário Municipal de Governo e Gestão Estratégica, Wellington Rocha, e ao secretário Municipal de Fazenda da Semfaz, Rafael Sabino de Oliveira (Interino). 

FONTE

admin

admin