Após finalizar ajustes, licitação da Via Parque será republicada nos próximos dias
Suspensa desde o final de maio, primeira licitação das obras previstas com recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), a Via Parque do córrego Água Boa, deve ser republicada nos próximos dias, conforme as informações repassadas na manhã desta terça-feira (4/7) pelo prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP).
Pouco antes da entrega das medalhas Águia da Fronteira, realizada nesta manhã na sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), ele relatou ao Dourados News que os ajustes necessários já foram feitos e o novo texto deve ser divulgado em Diário Oficial em aproximadamente uma semana.
“Tem previsão [da republicação da licitação] para os próximos dias. Os ajustes já foram feitos e agora falta pouca coisa. Ontem lançamos a da CAC (Central de Atendimento ao Cidadão) e agora, a [Via Parque] do Água Boa, não vai mais uma semana”, disse à reportagem.
O prefeito será um dos homenageados com a medalha Águia da Fronteira, que todos os anos concede a autoridades civis e militares, a honraria pelos serviços prestados ao Departamento.
“Muito feliz, honrado pela homenagem concedida pelo governador [Eduardo Riedel], pelo secretário [de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira] pelos serviços ao longo do tempo prestados ao DOF. Não só como prefeito, mas como vereador trabalhamos muito para que essa área [onde atualmente funciona a nova sede] fosse doada. Na época, como presidente da Câmara de Vereadores. Então é muito legal, estou feliz”, disse.
Licitação Via Parque
Lançada no final de abril, o processo licitatório para a implantação da via parque que margeará o córrego Água Boa foi suspenso a pedido da UGP (Unidade de Gerenciamento de Programa) no dia 31 de maio.
A justificativa da Secretaria Municipal de Administração citava “pela necessidade de prazo para análise de aspectos técnicos e possíveis correções e adequações a serem processadas”.
A expectativa inicial era de abertura dos envelopes até 7 de junho.
O Dourados News buscou posicionamento junto a administração municipal na data da suspensão e foi informado que a medida se deve a ajustes técnicos, conforme citado no Diário Oficial, com intenção de melhorar a qualificação e evitar cerceamento de participação, além de ampliar a concorrência
O prazo dado na época era de uma semana para que o documento fosse publicado novamente para andamento no processo.
Na modalidade internacional, a obra é a primeira de três vias de grande extensão projetadas pela atual administração mediante recursos aprovados junto ao Fonplata.
O prazo previsto para a finalização dos trabalhos após assinatura do contrato é de 540 dias, ou seja, um ano e meio. Como se trata de recursos internacionais, concorrentes de países membros do Fonplata estão aptos a participar.