Em “pauta” para Dourados, curso de Medicina da Uems ainda passará por avaliação

Em “pauta” para Dourados, curso de Medicina da Uems ainda passará por avaliação

A implantação do curso de Medicina no campus da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Dourados será analisada. Apesar de ‘estar na agenda’, conforme relatado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), a demanda precisa passar pela avaliação de viabilidade antes. 

A possibilidade foi citada por Riedel durante a campanha para o Governo do Estado, no ano passado. 

Na manhã desta segunda-feira (27/3), durante agenda em celebração aos 30 anos da Universidade, o chefe do Executivo disse que a discussão para abertura dessa e de novas oportunidades de ensino na instituição são permanentes. 

“Essa é uma discussão que é permanente na Universidade [implantação do curso de Medicina]. Cada região [do Estado] tem uma demanda específica, como de Medicina aqui na Uems. Tem outros municípios que demandam curso específico, mas em cada um deles, temos que avaliar a viabilidade”, disse em coletiva.

O governador passa a manhã na sede da Instituição, em Dourados. Durante a agenda de Eduardo Riedel, serão lançados o selo e vídeo institucional pelos 30 anos da Uems, realizada a entrega de cartões aos pesquisadores contemplados, além da assinatura do contrato de Gestão Uems – Governo do Estado de 2023. 

O governo ainda entrega dois ônibus e duas vans, além de autorizações para Unidades Universitárias, edital de apoio aos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Centros de Pesquisa e o lançamento do Programa Uems na Comunidade. 

Também será autorizada a equiparação de bolsas e auxílio dos acadêmicos. 

Oportunidade

Riedel também falou sobre as linhas de investimento realizadas na Universidade Estadual. A primeira, voltada para infraestrutura e a outra, valorização do ensino, passando pelo corpo docente. 

A intenção, conforme o governador, é que a Instituição acompanhe o crescimento do Estado. 

“Aqui são duas linhas de investimentos. A primeira no município de Dourados, com infraestrutura. Nos comprometemos em fazer universidade forte que atenda todos os municípios, que tenha capacidade de valorizar o seu docente e atrair diversas formações, isso é importante. Como o Estado vem crescendo, que essa oportunidade seja dada aos nossos jovens”, afirmou, continuando em seguida: “a gente vai atender o plano diretor de crescimento [da universidade], valorizar bolsa, cursos e docentes, esse tripé para alunos de Mato Grosso do Sul e os que vem de fora”, finalizou. 

O total de investimentos chega a R$ 17 milhões. 

FONTE: Dourados News

admin

admin