Saúde de MS reforça proibição de pomadas de trançar e modelar cabelo
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou uma nota técnica que reforça a proibição da comercialização e uso de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos em Mato Grosso do Sul.
O documento onde consta o alerta e orientações para profissionais e consumidores tem como base resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) número 475, de nove de fevereiro de 2023.
A decisão foi tomada após queixas relatadas por usuários. Entre as complicações de saúde listadas estão cegueira temporária, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
Segundo as informações apuradas pela Anvisa até o momento, os eventos ocorreram, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar, piscina ou mesmo de chuva após terem feito uso dos produtos.
A agência deu início a uma pesquisa para tentar descobrir o que está provocando os efeitos colaterais.
“O objetivo da investigação é descobrir o motivo desses produtos, que sempre foram usados pela população em larga escala, estarem causando essas reações neste momento”, diz parte da nota técnica da SES.
Até o final dos testes, provas, análises e outras providências requeridas para a investigação mais aprofundada do caso, a proibição estará em vigor.
Enquanto isso, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza.
ORIENTAÇÃO AO CONSUMIDOR:
• Não use ou adquira esses produtos.
• Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.
• Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente os olhos com água em abundância.
• Em caso de qualquer efeito indesejado, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.
• Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR 2.
Fonte: Midiamax