Com chuvas isoladas, Dourados mantém dois alertas para tempestade
A segunda-feira (26) amanheceu com chuvas em pontos isolados em Dourados e dois alertas de tempestade estão vigentes para o município e região até às 10h. As divulgações são do Inmet (Instituto de Nacional de Meteorologia) e valem para dezenas de cidades de Mato Grosso do Sul.
Conforme uma das divulgações, alerta para perigo de tempestade indica chuva entre 30 e 60 mm por hora e 100 mm por dia, acompanhada de ventos intensos de 60 a 100 km-h e queda de granizo. Esse aviso abrange Dourados e cidades do Sul do Estado como Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Bela Vista, Itaquiraí, Juti, Paranhos, Ponta Porã, Tacuru e Taquarussu.
Já a outra divulgação versa sobre perigo potencial de tempestade, no entanto, com intensidade menor, sendo chuva de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Neste aviso, Dourados e outras cidades do Estado estão inclusas com tal possibilidade -veja mais no mapa ao lado-.Ambos os alertas indicam risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Apesar de pancadas de chuva acontecerem desde as primeiras horas da manhã no município, o Guia Clima Embrapa ainda não registrou as mesmas. A estimativa para todo o mês de setembro na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul de 98 mm. Até o momento, o registro é de 52.9mm.
FONTE: Dourados News