Empresa que construirá ponte em trecho de avenida que desmoronou é contratada

Empresa que construirá ponte em trecho de avenida que desmoronou é contratada

Foi homologada nesta segunda-feira (27), o processo de dispensa de licitação e a contração da empresa que será responsável pela construção de uma ponte na avenida Hayel Bon Faker, trecho sob o córrego Laranja Doce, região do Jardim Europa. A prestadora do serviço será a Matpar Indústria Comércio e Engenharia. 

Conforme publicado em edição suplementar (n° 5.677), a empresa construirá a ponte de concreto armado pré-moldado (10,24×16,00M) para transposição do Córrego Laranja Doce, estabelecerá a microdrenagem de águas pluviais, a pavimentação asfáltica, a sinalização viária e o calçamento na via. 

O documento é encaminhado após três meses que a via cedeu e uma cratera se abriu no local. O trânsito está interditado naquela região desde então, com desvio para as ruas próximas, o que causa congestionamentos nos horários de pico. 

O fato ocorreu em um período que choveu intensamente em Dourados e como a reportagem mostrou na época, a via passa sobre o Córrego Laranja Doce e devido a força das águas, apresentou danos na tubulação e canalização, ocasionando o desmoronamento da pista de rolamento.

A cratera inclusive, foi ponto de um acidente. No dia 26 de março, um veículo caiu  no local. O motorista sofreu ferimentos leves, enquanto a passageira quebrou os dois braços e teve que ser levada para o hospital por equipes de resgate.  

Inicialmente a prefeitura havia informado um prazo de 120 dias para concluir a obra, contados do dia 18 de março, quando a cratera se abriu, o que não ocorreu. 

Já no dia 15 passado, após protesto de populares pela demora em solucionar o problema na via, a administração se posicionou via assessoria de imprensa e citou que as empresas com capacidade para realização da obra já tinham recebido ofícios com pedidos de orçamento, sendo que a construção da ponte seria realizada via dispensa de licitação, por meio de cotação de preços, por se tratar de um caso emergencial. Ainda no posicionamento, a gestão pontuou que “ não entende como demorada a realização da obra, por se tratar de um processo complexo, com a execução de ações para impedir futuras erosões e outros problemas”.

Projeto 

Em projeto divulgado pela prefeitura, desenvolvido pela Semop (Secretaria Municipal de Obras Públicas), é apontado que a ponte terá 12 metros de comprimento e 16 de largura – seis deles serão de calçamento lateral, quatro bocas de lobo duplas serão instaladas duas em cada lado, antes do acesso a obra. 

A previsão é de que os trabalhos comecem nos próximos dias. 

FONTE: Dourados News

admin

admin